APLICAÇÃO DO MÉTODO EVOLUCIONÁRIO COMO RESPOSTA PARA QUESTÕES DE OTIMIZAÇÃO EM ROTEIRIZAÇÃO ENTRE ESTABELECIMENTOS DO SETOR DE CONSTRUÇÃO CIVIL PARA O MUNICÍPIO DE BARRETOS (SP)

  • Leandro Cesar Santos Faculdade de Tecnologia de Bebedouro (FATEC) – SP – Brasil
  • Oswaldo Lázaro Mendes Faculdade de Tecnologia de Bebedouro (FATEC) – SP – Brasil
Palavras-chave: Roteirização, Método Simplex, Método Evolucionário

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar a utilização do Método Evolucionário como uma possibilidade de solução em problemas de otimização para a concepção de estratégias e decisões logísticas em roteirização entre estabelecimentos do setor de construção civil para o município de Barretos, no estado de São Paulo. Para realização deste trabalho utilizou-se de pesquisa bibliográfica em livros e em artigos da internet e a resolução do problema proposto se deu por meio da planilha eletrônica Microsoft Excel e da sua ferramenta o Solver utilizando o método Evolucionário. Para tal finalidade, é necessário a definição e conceituação de tal método, assim como uma exemplificação prática de seu funcionamento. As explicações sobre como atua a logística começam a ceder espaço para o aprendizado de técnicas mais avançadas com o avanço do emprego da matemática. Dessa forma, ressalta-se que o uso desse método contribui para o alcance de respostas não previstas pelo responsável, o que permite viabilizar a otimização de resultados, e consequentemente, propiciar a melhor estratégia logística a ser adotada em questão. O trabalho conclui ainda que o método utilizado consegue atingir o objetivo de revelar qual a melhor rota entre os pontos e como consequência diminuir custos e fornecer informação para tomada de decisões.

Publicado
29/12/2018
Como Citar
SANTOS, L. C.; MENDES, O. L. APLICAÇÃO DO MÉTODO EVOLUCIONÁRIO COMO RESPOSTA PARA QUESTÕES DE OTIMIZAÇÃO EM ROTEIRIZAÇÃO ENTRE ESTABELECIMENTOS DO SETOR DE CONSTRUÇÃO CIVIL PARA O MUNICÍPIO DE BARRETOS (SP). Revista Interface Tecnológica, v. 15, n. 2, p. 17-27, 29 dez. 2018.
Seção
Tecnologia em Informática