IMPACTO DO CRITÉRIO PARA SELEÇÃO DO TIPO DE EMBALAGEM PARA REDUÇÃO DO CUSTO LOGÍSTICO

estudo de caso em empresa do setor metal mecânico

Autores

  • Carlos Augusto Sinibaldi Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (FATEC) – SP – Brasil
  • Gustavo José Caçador Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (FATEC) – SP – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31510/infa.v15i2.373

Palavras-chave:

Custo Logístico, Custo de Embalagens, Padronização, Embalagem

Resumo

No cenário organizacional, as empresas dedicam e buscam cada vez mais novas oportunidades de minimizar seus custos com maior produtividade. Dessa forma, ciente da importância dos custos empresariais, a gestão dos custos logísticos pode ser tratada como um diferencial competitivo na organização. O principal objetivo deste trabalho é propor uma melhoria no processo de embalagem de peças avulsas, apresentando-lhes software de otimização de cargas, para que reduza o custo de caixa de madeira e não ocorra nenhuma divergência no processo logístico da empresa. Com o resultado da pesquisa, percebeu-se que é possível aplicar o sistema de otimização de cargas na empresa, para que se reduzam os custos dos processos logísticos subseqüentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

BOWERSOX, D. J.; CLOSS, D. J.; COOPER, M. B. Gestão da cadeia de suprimentos e logística. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.

CARVALHO, M. A. Engenharia de embalagens: uma abordagem técnica do desenvolvimento de projetos de embalagem. São Paulo, SP: Novatec Editora, 2008. 288 p.

GURGEL, F. do A. Logística industrial. São Paulo: Atlas, 2000.

IMA – INSTITUTO DOS CONTADORES GERENCIAIS. Cost management for Logistics: statementes on management accounting, Jun. 1992.

LISZBINSKI, B. B.; BRITO, E. P.; CUNHA, J. S. C.; JOST, L. Custos logísticos: um levantamento da produção cientifica na última década no Brasil. XX Congresso Brasileiro de Custos, Uberlândia, 2013. Disponível em: <https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/download/176/176>. Acesso em: 23 de Abril de 2018.

Maxload pro load planning software from transtech consulting services. Disponível em: <http://www.ferret.com.au/c/transtech-consulting-services/maxload-pro-load-planning-software-from-transtech-consulting-services-n812371>. Acesso em 27 de maio de 2018.

SEVERINO, A.J. Metodologia do trabalho científico. 23 ed. São Paulo: Cortez, 2007.

SILVA, D. G.; LEITE, V. C.; A importância da embalagem como vantagem logística: um estudo de caso. Tekhne e Logos. Botucatu, vol. 1, n.3, 2010. Disponível em: <http://www.fatecbt.edu.br/seer/index.php/tl/article/download/79/38>. Acesso em 24 de Abril de 2018.

SOUZA, P. T. Custos Logísticos. Laureate International Universities, 2015. Disponível em: <https://unp.blackboard.com/bbcswebdav/institution/laureate/conteudos/custos_logisticos/ebook/custos_logisticos_2.pdf>. Acesso em 05 de abril de 2018.

Downloads

Publicado

30/12/2018

Como Citar

SINIBALDI, C. A.; CAÇADOR, G. J. IMPACTO DO CRITÉRIO PARA SELEÇÃO DO TIPO DE EMBALAGEM PARA REDUÇÃO DO CUSTO LOGÍSTICO: estudo de caso em empresa do setor metal mecânico. Revista Interface Tecnológica, [S. l.], v. 15, n. 2, p. 446–456, 2018. DOI: 10.31510/infa.v15i2.373. Disponível em: https://revista.fatectq.edu.br/interfacetecnologica/article/view/373. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Pós-Graduação em Gestão da Produção Industrial

Métricas