O ESTUDO DE CASO DO IMPACTO DO SISTEMA DE TRANSFERÊNCIA DE RESERVAS (STR) NA REDUÇÃO DE CUSTO DE SERVIÇOS LOGÍSTICOS DE NUMERÁRIO

  • Francisco José de Souza Faculdade de Tecnologia de Bebedouro (FATEC) – SP – Brasil
  • Paulo Henrique Benedeti Faculdade de Tecnologia de Bebedouro (FATEC) – SP – Brasil
  • Karla Raquel Rosa Faculdade de Tecnologia de Bebedouro (FATEC) – SP – Brasil
  • Oswaldo Lázaro Mendes Faculdade de Tecnologia de Bebedouro (FATEC) – SP – Brasil
Palavras-chave: Numerário, Tranferência, Interbancário

Resumo

O presente trabalho mostrará o funcionamento do sistema da cadeia de suprimento da logística de numerário com propósito de indicar, através de uma pesquisa exploratória e qualitativa de estudo de caso com embasamento bibliográfico e levantamento de dados, o quanto é possível uma empresa de prestação de serviços bancários explorar o sistema de transferência de reservas (STR) para a redução de custos mediante realizações de interbancários com instituições financeiras parceiras. Considerando as exigibilidades do atual mercado, o artigo explicita o cenário dotado de tarifas, normas, regras, condições e variáveis que são impostas tanto pelas transportadoras de valores quanto pelo Sistema Financeiro Nacional (SFN) que dificultam o gerenciamento de uma tesouraria de numerário e consequentemente da gestão de recursos da instituição bancária.

Publicado
30/06/2018
Como Citar
SOUZA, F. J.; BENEDETI, P. H.; ROSA, K. R.; MENDES, O. L. O ESTUDO DE CASO DO IMPACTO DO SISTEMA DE TRANSFERÊNCIA DE RESERVAS (STR) NA REDUÇÃO DE CUSTO DE SERVIÇOS LOGÍSTICOS DE NUMERÁRIO. Revista Interface Tecnológica, v. 15, n. 1, p. 159-171, 30 jun. 2018.
Seção
Tecnologia em Produção Industrial / Gestão Empresarial