O MARKETING DE RELACIONAMENTO COMO ESTRATÉGIA DE RETENÇÃO DE CLIENTES NO COMÉRCIO

um estudo de caso do município de Taquaritinga - SP

Autores

  • Maria Augusta de Mello Rapatão Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (FATEC) – SP – Brasil
  • Guilherme Augusto Malagolli Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (FATEC) – SP – Brasil
  • Luiza Eid de Mello Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (FATEC) – SP – Brasil
  • João de Lucca Filho Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (FATEC) – SP – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31510/infa.v15i1.358

Palavras-chave:

retenção de clientes, marketing de relacionamento, comércio

Resumo

A atração de novos clientes é de fundamental importância para o aumento das vendas no comércio. Porém, além de atrair novos clientes, a retenção dos clientes atuais também é um fator crucial para o comércio. O setor comercial da cidade de Taquaritinga é afetado pelo número considerável de consumidores que saem do município para realizar compras em outros lugares. Assim, o objetivo deste estudo é analisar como o comércio local pode realizar uma retenção dos seus consumidores utilizando uma estratégia de marketing de relacionamento. É de suma importância investir no marketing de relacionamento para aumentar suas vendas e fazer que com os consumidores locais sejam fidelizados. Para colocar em prática essa análise foi aplicado um questionário com 18 questões relacionadas ao marketing, logística, rotatividade e atendimento ao cliente local, entrevistando 163 comerciantes. Portanto, os resultados indicam que para conseguir uma maior lucratividade mensal, o comércio precisa investir em um melhor atendimento, promoções que chamam atenção dos clientes, infraestrutura de qualidade e um jogo de marketing significativo, fazendo que os clientes sintam-se atraídos.

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Referências

Attracting new customers is critical to increasing sales in trade, but in addition to attracting new customers, retention of current customers is also a crucial factor for trade. The commercial sector of the city of Taquaritinga is affected by the considerable number of consumers leaving the municipality to make purchases in other places. Thus, the purpose of this study is to analyze how local trade can carry out retention of its consumers using a relationship marketing strategy. It is of the utmost importance to invest in relationship marketing to increase your sales and make it with local consumers to be loyal. To carry out this analysis, a questionnaire was applied with 18 questions related to marketing, logistics, turnover and local customer service, interviewing 163 merchants. Therefore, the results indicate that to achieve higher monthly profitability, trade needs to invest in better service, customer-focused promotions, quality infrastructure and a meaningful marketing game, making customers feel attracted.

Publicado

30/06/2018

Como Citar

RAPATÃO, M. A. de M.; MALAGOLLI, G. A.; MELLO, L. E. de; LUCCA FILHO, J. de. O MARKETING DE RELACIONAMENTO COMO ESTRATÉGIA DE RETENÇÃO DE CLIENTES NO COMÉRCIO: um estudo de caso do município de Taquaritinga - SP. Revista Interface Tecnológica, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 238-247, 2018. DOI: 10.31510/infa.v15i1.358. Disponível em: https://revista.fatectq.edu.br/index.php/interfacetecnologica/article/view/358. Acesso em: 8 jul. 2020.

Edição

Seção

Tecnologia em Produção Industrial / Gestão Empresarial