O MARKETING DE RELACIONAMENTO COMO ESTRATÉGIA DE RETENÇÃO DE CLIENTES NO COMÉRCIO

um estudo de caso do município de Taquaritinga - SP

  • Maria Augusta de Mello Rapatão Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (FATEC) – SP – Brasil
  • Guilherme Augusto Malagolli Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (FATEC) – SP – Brasil
  • Luiza Eid de Mello Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (FATEC) – SP – Brasil
  • João de Lucca Filho Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (FATEC) – SP – Brasil
Palavras-chave: retenção de clientes, marketing de relacionamento, comércio

Resumo

A atração de novos clientes é de fundamental importância para o aumento das vendas no comércio. Porém, além de atrair novos clientes, a retenção dos clientes atuais também é um fator crucial para o comércio. O setor comercial da cidade de Taquaritinga é afetado pelo número considerável de consumidores que saem do município para realizar compras em outros lugares. Assim, o objetivo deste estudo é analisar como o comércio local pode realizar uma retenção dos seus consumidores utilizando uma estratégia de marketing de relacionamento. É de suma importância investir no marketing de relacionamento para aumentar suas vendas e fazer que com os consumidores locais sejam fidelizados. Para colocar em prática essa análise foi aplicado um questionário com 18 questões relacionadas ao marketing, logística, rotatividade e atendimento ao cliente local, entrevistando 163 comerciantes. Portanto, os resultados indicam que para conseguir uma maior lucratividade mensal, o comércio precisa investir em um melhor atendimento, promoções que chamam atenção dos clientes, infraestrutura de qualidade e um jogo de marketing significativo, fazendo que os clientes sintam-se atraídos.

Publicado
30/06/2018
Como Citar
RAPATÃO, M. A. DE M.; MALAGOLLI, G. A.; MELLO, L. E.; LUCCA FILHO, J. O MARKETING DE RELACIONAMENTO COMO ESTRATÉGIA DE RETENÇÃO DE CLIENTES NO COMÉRCIO. Revista Interface Tecnológica, v. 15, n. 1, p. 238-247, 30 jun. 2018.
Seção
Tecnologia em Produção Industrial / Gestão Empresarial