A IMPORTÂNCIA DO AMBIENTE DIGITAL PARA O RELACIONAMENTO DA MARCA COM CLIENTES

estudo de caso da coca-cola como um caso de sucesso

  • Leonardo Passos Paulucci Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (FATEC) – SP – Brasil
  • Gustavo Henrique Del Vechio Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (FATEC) – SP – Brasil
Palavras-chave: Internet, Relacionamento, Ambiente de negócios, Comunicação digital

Resumo

Esse trabalho procura demonstrar a importância de as marcas utilizarem os recursos digitais para oferecerem produtos e serviços, para divulgarem negócios, mas, sobretudo, para interagirem com clientes, mantendo, com eles, um relacionamento estreito. Para alcançar seus objetivos, o estudo primeiro avalia o crescimento da Internet ao longo do tempo, demonstrando o quanto hoje ela está presente no cotidiano das pessoas, permitindo que seus usuários não apenas recebam, mas também criem e compartilhem informações ou conteúdos multimídia (é, portanto, um meio comunicativo de via dupla, diferente de meios tradicionais como o rádio ou TV, que não oferecem tanta capacidade de interação). A partir dessas análises, o estudo tem bases para compreender a web como um importante espaço para negócios, muito pertinente às marcas comerciais. Para demonstrar como uma marca pode aproveitar esse universo digital, o estudo, então, procura realizar uma análise prática com a marca Coca-Cola, verificando como ela utiliza os mecanismos digitais para se conectar a seus clientes e expandir seu negócio. Por resultado, o estudo conclui que as empresas podem aproveitar cada vez mais os recursos da chamada web 2.0 em suas estratégias de marketing, mas sempre de maneira a interagir com os clientes. Pensar em marketing digital não se trata, portanto, de apenas divulgar produtos e serviços, mas sim, de manter a interatividade, isto é, manter o diálogo ou o relacionamento tão próximo quanto possível dos consumidores.

Publicado
30/06/2018
Como Citar
PAULUCCI, L. P.; DEL VECHIO, G. H. A IMPORTÂNCIA DO AMBIENTE DIGITAL PARA O RELACIONAMENTO DA MARCA COM CLIENTES. Revista Interface Tecnológica, v. 15, n. 1, p. 51-62, 30 jun. 2018.
Seção
Tecnologia em Informática