UMA ABORDAGEM SOBRE AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS E APLICAÇÕES DO ENDOMARKETING NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL

Autores

  • Diego José Casagrande Universidade Estadual Paulista (UNESP) – Campus de Jaboticabal – SP –Brasil
  • Luciana Maura Aquaroni Geraldi Faculdade de Educação São Luís – Jaboticabal – SP – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31510/infa.v15i1.335

Palavras-chave:

Endomarketing, Cliente interno, Marketing

Resumo

Diante do contexto econômico e social estabelecido desde as últimas décadas do Século XX, as organizações se deparam com uma necessidade significativamente constante de otimizarem os seus desempenhos nos âmbitos estratégico e mercadológico. Neste sentido, os gestores buscam garantir a sobrevivência de seus negócios junto a um cenário macroambiental extremamente competitivo e dinâmico, no qual inúmeras transformações ocorrem de forma rápida e impactante. Mediante esta perspectiva, o endomarketing, ou “marketing para dentro”, surge como uma ramificação do marketing que representa um conjunto de ações estratégicas com o intuito de propiciar eficiência no ambiente interno da organização. Com a aplicação do endomarketing, as organizações priorizam a valorização dos colaboradores e a integração entre os seus diferentes setores através de uma visão empresarial sistêmica. Deste modo, o principal objetivo deste trabalho é demonstrar a importância da utilização do endomarketing como fonte de vantagem competitiva nas organizações, bem como abordar as principais características e aplicações desta ferramenta no campo empresarial. Para isso, utilizou-se a revisão bibliográfica como metodologia de pesquisa. Conclui-se, desta maneira, que as ações de endomarketing se tornaram, gradativamente, cada vez mais aplicáveis na realidade das estratégias empresariais.

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Referências

Given the economic and social context established since the last decades of the twentieth century, organizations are faced with a significantly constant need to optimize their performance in the strategic and marketing spheres. In this sense, the managers seek to ensure the survival of their businesses together with a highly competitive and dynamic macro-environment, in which numerous transformations occur in a fast and impactful way. From this perspective, endomarketing, or "inward marketing", emerges as a marketing branch that represents a set of strategic actions with the purpose of providing efficiency in the internal environment of the organization. With the application of endomarketing, organizations prioritize the valorization of employees and the integration between their different sectors through a systemic business vision. Thus, the main objective of this work is to demonstrate the importance of using endomarketing as a source of competitive advantage in organizations, as well as to address the main characteristics and applications of this tool in the business field. For this, the bibliographic review was used as a research methodology. In this way, it is concluded that the actions of endomarketing have gradually become increasingly applicable in the reality of business strategies.

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Publicado

30/06/2018

Como Citar

CASAGRANDE, D. J.; GERALDI, L. M. A. UMA ABORDAGEM SOBRE AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS E APLICAÇÕES DO ENDOMARKETING NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL. Revista Interface Tecnológica, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 193-202, 2018. DOI: 10.31510/infa.v15i1.335. Disponível em: https://revista.fatectq.edu.br/index.php/interfacetecnologica/article/view/335. Acesso em: 8 dez. 2021.

Edição

Seção

Tecnologia em Produção Industrial / Gestão Empresarial