UMA ABORDAGEM SOBRE AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS E APLICAÇÕES DO ENDOMARKETING NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL

  • Diego José Casagrande Universidade Estadual Paulista (UNESP) – Campus de Jaboticabal – SP –Brasil
  • Luciana Maura Aquaroni Geraldi Faculdade de Educação São Luís – Jaboticabal – SP – Brasil
Palavras-chave: Endomarketing, Cliente interno, Marketing

Resumo

Diante do contexto econômico e social estabelecido desde as últimas décadas do Século XX, as organizações se deparam com uma necessidade significativamente constante de otimizarem os seus desempenhos nos âmbitos estratégico e mercadológico. Neste sentido, os gestores buscam garantir a sobrevivência de seus negócios junto a um cenário macroambiental extremamente competitivo e dinâmico, no qual inúmeras transformações ocorrem de forma rápida e impactante. Mediante esta perspectiva, o endomarketing, ou “marketing para dentro”, surge como uma ramificação do marketing que representa um conjunto de ações estratégicas com o intuito de propiciar eficiência no ambiente interno da organização. Com a aplicação do endomarketing, as organizações priorizam a valorização dos colaboradores e a integração entre os seus diferentes setores através de uma visão empresarial sistêmica. Deste modo, o principal objetivo deste trabalho é demonstrar a importância da utilização do endomarketing como fonte de vantagem competitiva nas organizações, bem como abordar as principais características e aplicações desta ferramenta no campo empresarial. Para isso, utilizou-se a revisão bibliográfica como metodologia de pesquisa. Conclui-se, desta maneira, que as ações de endomarketing se tornaram, gradativamente, cada vez mais aplicáveis na realidade das estratégias empresariais.

Publicado
30/06/2018
Como Citar
CASAGRANDE, D. J.; GERALDI, L. M. A. UMA ABORDAGEM SOBRE AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS E APLICAÇÕES DO ENDOMARKETING NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL. Revista Interface Tecnológica, v. 15, n. 1, p. 193-202, 30 jun. 2018.
Seção
Tecnologia em Produção Industrial / Gestão Empresarial