IMPACTOS DA IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE PLANEJAMENTO DA PRODUÇÃO EM UMA EMPRESA DE SAÚDE ANIMAL NO INTERIOR DE DO ESTADO DE SÃO PAULO

um estudo de caso

  • João Carlos Ledier Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (FATEC) – SP – Brasil
  • Jederson Donizete Zuchi Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (FATEC) – SP – Brasil
Palavras-chave: Competitividade, Tecnologia da Informação, Sistemas Informacionais, Planejamento e Controle da Produção

Resumo

A busca por ganhos de competitividade entre as organizações é uma constante no meio empresarial em todos os setores. Os sistemas informacionais ganharam papel fundamental na disputa para criar e sustentar vantagens competitivas. Este artigo se propõe a revelar pontos relevantes na escolha e implantação de um sistema dedicado para gestão do planejamento e controle da produção (PCP), passando pelo processo de escolha do sistema e sua respectiva implantação. O trabalho explorará aspectos importantes durante o processo de escolha do sistema, as dificuldades encontradas durante o processo de implantação e os benefícios esperados pós-implantação. Para realização de tal estudo será realizado um estudo de caso através de uma metodologia qualitativa na qual alguns colaboradores da empresa escolhida que participaram dos processos de seleção e implementação do sistema serão entrevistados através de questionários semiestruturados e com a concordância dos superiores e, além disso, serão examinados materiais disponibilizados pela empresa, tais como relatórios específicos do setor responsável pela Tecnologia da Informação (TI) e dados retirados do sistema. Observase que a empresa em questão acertou na escolha do fornecedor do sistema, pois ele atenderá as exigências da organização, mas alguns problemas relacionados à implantação poderiam ser solucionados através de um maior alinhamento entre os colaboradores envolvidos na implantação e os consultores disponibilizados pelo fornecedor. Ademais, os benefícios esperados pela empresa poderão trazer melhoria na gestão de estoque, flexibilidade na gestão da produção e resposta mais rápida ao mercado.

Publicado
30/06/2018
Como Citar
LEDIER, J. C.; ZUCHI, J. D. IMPACTOS DA IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE PLANEJAMENTO DA PRODUÇÃO EM UMA EMPRESA DE SAÚDE ANIMAL NO INTERIOR DE DO ESTADO DE SÃO PAULO. Revista Interface Tecnológica, v. 15, n. 1, p. 373-384, 30 jun. 2018.
Seção
Pós-Graduação em Gestão da Produção Industrial