GERENCIAMENTO DO ESTOQUE PRODUTIVO REORGANIZANDO O LAYOUT UTILIZANDO MÉTODO PLANEJAMENTO SISTEMÁTICO E SIMPLIFICADO DO LAYOUT (SSLP) PARA UM EFICIENTE LEAD TIME

estudo de caso em uma distribuidora de tubos trefilados e aços maciços para cilindros hidráulicos

  • Gabriel Assis Borges Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (FATEC) – SP – Brasil
  • Carlos Roberto Regattieri Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (FATEC) – SP – Brasil
Palavras-chave: Layout, Arranjo Físico, Lead time

Resumo

Este trabalho demonstra a readequação do arranjo físico do setor de aços sem tempera de uma empresa distribuidora de tubos trefilados e barras de aço maciço para cilindros hidráulicos, buscando a melhoria do fluxo de produção e armazenamento de seus produtos. Com a aplicação do novo layout, procurou-se obter redução nos riscos do processo e uma grande evolução no volume de produção. Com a utilização do método Planejamento Sistemático e Simplificado do layout, foi realizada a coleta de dados atuais e da pré-seleção do tipo mais adequado para a nova organização, sendo escolhido como método o arranjo celular. Esse método foi escolhido, pois pode apresentar um bom equilíbrio entre custo e flexibilidade para operações com variedades relativamente altas. Foi considerada a retirada de materiais de baixo giro, para que o local tivesse um ganho de espaço físico significativo, deixando o ambiente com um melhor aspecto visual, além de facilitar para que fossem realizados os transportes de mercadorias de maneira mais rápida e eficaz, para que o tempo disposto em cada etapa do processo fosse reduzido, de modo a alcançar eficiência no resultado do lead time. Com a aplicação do novo layout, obtivemos os seguintes resultados; melhora no ambiente físico, foram retiradas 14 toneladas de mercadorias de baixo giro, que foram levadas para outro depósito, liberando assim, cerca de 60 m² de área, o que corresponde a 17,5% da área total; teve uma redução de 1000 km/ano nesse deslocamento, o que corresponde a 25 dias de trabalho de um operador.

Publicado
30/06/2018
Como Citar
BORGES, G. A.; REGATTIERI, C. R. GERENCIAMENTO DO ESTOQUE PRODUTIVO REORGANIZANDO O LAYOUT UTILIZANDO MÉTODO PLANEJAMENTO SISTEMÁTICO E SIMPLIFICADO DO LAYOUT (SSLP) PARA UM EFICIENTE LEAD TIME. Revista Interface Tecnológica, v. 15, n. 1, p. 385-397, 30 jun. 2018.
Seção
Pós-Graduação em Gestão da Produção Industrial