COMUNICAÇÃO, TECNOLOGIA E SOCIEDADE

a importância da comunicação para a socialização do homem

  • Maria Aparecida Bovério Universidade Estadual Paulista (UNESP) – Campus de Rio Claro – SP –Brasil Faculdade de Tecnologia de Sertãozinho (FATEC) – SP – Brasil
Palavras-chave: Comunicação, Tecnologia, Sociedade, Cultura, Empresa

Resumo

Este artigo possui o objetivo de investigar a importância da comunicação e da tecnologia no processo de socialização do ser humano e sua inserção no mundo contemporâneo. A pesquisa adotou como metodologia a revisão bibliográfica e investigou, inicialmente, os aspectos teóricos que dizem respeito à linguagem, língua, fala e códigos de comunicação. Em seguida contemplou a importância da comunicação no processo de socialização e na aquisição cultural, bem como o respeito às diferentes culturas. Pesquisou, também, as tecnologias da comunicação e a sua relação com o homem contemporâneo. Abordou sobre os elementos básicos de semiótica e sua aplicabilidade: conceito de texto e hipertexto. Como resultados verificou-se que a comunicação e a tecnologia se fazem presentes na sociedade e compõem com assertiva o processo de socialização do homem. Conclui-se que são inerentes à cultura do homem e são considerados importantes elementos para se conviver harmoniosamente no meio social.

Publicado
30/06/2018
Como Citar
BOVÉRIO, M. A. COMUNICAÇÃO, TECNOLOGIA E SOCIEDADE. Revista Interface Tecnológica, v. 15, n. 1, p. 326-337, 30 jun. 2018.
Seção
Tecnologia em Comunicação