ANÁLISE DA LOGÍSTICA INTERNACIONAL EMPREGADA PELO DEPARTAMENTO DE EXPORTAÇÃO DE UMA EMPRESA DE MÉDIO PORTE DA CIDADE DE VISTA ALEGRE DO ALTO – SP

  • Elvio Carlos da Costa Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (FATEC) – SP – Brasil
Palavras-chave: Logística internacional, Exportação, Comércio Internacional

Resumo

O principal caminho para o crescimento da economia mundial é a ampliação do comércio internacional, uma vez que as nações dependem do intercâmbio comercial para atender as necessidades internas. O advento da globalização da economia, é imperativa a necessidade de redução de custos via adoção de sistema de integração da logística internacional. Nesse sentido, à medida que cresce o comércio internacional, as relações comerciais entre os países sofrem inúmeras transformações, dado o dinamismo que rege o processo econômico internacional. Exportar passou a ser uma questão de sobrevivência em um mundo cada vez mais integrado e globalizado. O objetivo deste trabalho consistiu em apresentar o processo da logística internacional empregada pelo departamento de exportação de uma empresa de médio porte da cidade de Vista Alegre do Alto - SP. Metodologicamente foi realizada uma pesquisa bibliográfica, seguida por uma pesquisa de campo, com abordagem qualitativa. Para a coleta de dados foi realizada uma entrevista estruturada com o gerente geral de uma empresa exportadora de médio porte da cidade de Vista Alegre do Alto - SP. Concluiu-se que a exportação é uma atividade praticável por qualquer tipo de empresa, de qualquer porte e setor. O empresário, no entanto, deve observar alguns aspectos importantes relacionados aos procedimentos iniciais de exportação: qual produto irá exportar, modais de transporte, custos logísticos, conhecer a legislação e cultura dos países que irá efetuar a exportação e estar atualizado em relação as taxas cambiais internacionais.

Publicado
30/06/2018
Como Citar
COSTA, E. C. ANÁLISE DA LOGÍSTICA INTERNACIONAL EMPREGADA PELO DEPARTAMENTO DE EXPORTAÇÃO DE UMA EMPRESA DE MÉDIO PORTE DA CIDADE DE VISTA ALEGRE DO ALTO – SP. Revista Interface Tecnológica, v. 15, n. 1, p. 215-226, 30 jun. 2018.
Seção
Tecnologia em Produção Industrial / Gestão Empresarial