REALIDADE VIRTUAL

  • Victor Ayres Francisco da Silva Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (FATEC) - Taquaritinga - SP - Brasil
  • Mário Luis do Nascimento Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (FATEC) - Taquaritinga - SP - Brasil
  • Jefferson Vieira da Silva Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (FATEC) - Taquaritinga - SP - Brasil
  • Maria Aparecida Bovério Universidade Estadual Paulista (UNESP) – Campus de Rio Claro – SP – Brasil
Palavras-chave: Realidade virtual, tecnologias, mundo imersivo

Resumo

Este artigo investigou, sob o enfoque bibliográfico, a temática Realidade Virtual, com o objetivo de pesquisar o que é a realidade virtual, como surgiu e qual a finalidade desta tecnologia moderna de grande valor, com o propósito de explicar sua importância no mundo globalizado e moderno. Para isso, o artigo discorre, inicialmente, sobre a metodologia da pesquisa e em seguida, trata das teorias envolvendo essa tecnologia e o que ela representa, visando compreender o que é o mundo imersivo e interativo buscado quando se utiliza tal tecnologia, podendo proporcionar ao usuário três formas diferentes de interação: passiva, exploratória e interativa. Apresenta, também, uma seção que trata sobre o valor da realidade virtual nas diversas áreas buscando demonstrar as aplicações dessa ferramenta, podendo assim explorar as vantagens geradas ao fazer uma simulação da realidade para o aprimoramento das experiências adquiridas, além das várias formas de acessá-la, utilizá-la, e como é sua integração com o mundo real. Concluiu-se que é possível utilizar-se da computação gráfica em 3D para gerar-se um novo ambiente, e, que a Realidade Virtual trouxe diversos avanços nas áreas em que são aplicadas, pois elas simulam interações diretas do usuário com determinadas coisas e eventos criados virtualmente, em que se consegue transmitir a experiência de forma aproximada à de uma situação real, na medida em que emerge nesse ambiente e em que estimula os sentidos do usuário. 

Publicado
17/12/2017
Como Citar
DA SILVA, V.; DO NASCIMENTO, M.; DA SILVA, J.; BOVÉRIO, M. A. REALIDADE VIRTUAL. Revista Interface Tecnológica, v. 14, n. 2, p. 7-18, 17 dez. 2017.
Seção
Tecnologia em Informática