PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS ALUNOS DO CURSO DE AGRONEGÓCIO DA FACULDADE DE TECNOLOGIA DE TAQUARITINGA

  • Tadeu Aparecido Martins Professor Assistente - FATEC Taquaritinga - Curso Tecnologia em Agronegócio, Produção e Processamentos de Dados
  • Gilberto Aparecido Rodrigues Professor Pleno - FATEC Taquaritinga - Curso Tecnologia em Agronegócio
  • Kátia Cristina Galatti Professor Associado - FATEC Taquaritinga - Curso Tecnologia em Agronegócio, Produção e Processamento de Dados
  • Juliana de Fátima Martinelli Discente do Curso de Tecnologia em Agronegócio - FATEC Taquaritinga
  • Giselda Fernandes Discente do Curso de Tecnologia em Agronegócio - FATEC Taquaritinga - e-mail: giselda.simpleplan@hotmail.com ****** Dfscente do Curso de
  • Marco Antonio Montessor de Souza Discente do Curso de Tecnologia em Agronegócio - FATEC Taquaritinga - e-mail: giselda.simpleplan@hotmail.com ****** Dfscente do Curso de
Palavras-chave: Percepção ambiental, Meio ambiente, Agronegócio

Resumo

O processo de sensibilização, de conscientização e conhecimento envolve todo o processo de percepção ambiental, despertando na sociedade ações positivas a respeito da importância de se preservar o meio ambiente, contribuindo para um menor nível de impacto ambiental e uma melhor qualidade de vida para as comunidades urbanas. O presente trabalho teve como objetivo realizar um levantamento da percepção ambiental dos alunos do curso de Gestão em Agronegócios, da Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga, SP. Aplicou-se um questionário, contendo 14 questões, com opções de múltipla escolha, aos alunos de Io e 4o Períodos, de 17 a 19 de fevereiro de 2009, correspondendo à amostra de 55 alunos. Os temas de meio ambiente que mais chamaram atenção dos dois períodos avaliados foram reflorestamento, matas ciliares e desmatamento. E, a escolha dos três maiores efeitos negativos ao aquecimento global coube aos veículos automotores, combustíveis fósseis e queimadas, na Amazônia e em canaviais. Na visão dos alunos ingressantes fica demonstrada que o setor industrial continua a promover danos ao meio. Entretanto, para os alunos do 4o período, o setor industrial deva colaborar mais com o meio ambiente. Temas como reciclagem, tratamento de esgoto, educação ambiental e limpeza urbana, lixo domiciliar e arborização urbana despertaram o interesse da maioria dos alunos avaliados. Há que ressaltar ainda, que temas como poluição da água, do ar e do solo, foram considerados os mais danosos ao meio e, na opinião da maioria dos alunos, há necessidade de um maior controle ambiental dessas fontes poluidoras, principalmente por parte de órgãos públicos.

Como Citar
MARTINS, T.; RODRIGUES, G.; GALATTI, K.; MARTINELLI, J.; FERNANDES, G.; DE SOUZA, M. PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS ALUNOS DO CURSO DE AGRONEGÓCIO DA FACULDADE DE TECNOLOGIA DE TAQUARITINGA. Revista Interface Tecnológica, v. 5, n. 1, p. 29-37, 11.
Seção
Tecnologia em Agronegócio