A IMPORTÂNCIA DA ARMAZENAGEM PARA A LOGÍSTICA AGROINDUSTRIAL

O CASO DO AMENDOIM BRASILEIRO

  • Guilherme Augusto Malagolli Professor da Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga – FATEC-TQ. Professor Substituto da Universidade Estadual Paulista – UNESP – Jaboticabal. Doutorando em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar
  • Elisandra Ascanio Tecnóloga de Produção pela Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga
Palavras-chave: Armazenagem, Logística, Amendoim

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar a evolução e a representatividade que a armazenagem vem conquistando no cenário brasileiro da agroindústria, onde o contínuo processo de modernização tanto tecnológico quanto gerencial da atividade da armazenagem fez com que o armazém deixasse de ser apenas o local de estocagem que apenas trazia gastos para as organizações, tornando-o um diferencial estratégico, tanto para as organizações como para os produtores. A análise do estudo de caso da Cooperativa dos Plantadores de Cana da Zona de Guariba (Coplana) mostra como o investimento nos processos de armazenagem do amendoim foi essencial para que, depois de muitas décadas, o produto voltasse a ser exportado, conquistando a confiabilidade do mercado europeu devido ao comprometimento de produtores e empresas com a qualidade do produto e o respeito com o meio ambiente e seus colaboradores, alcançando a satisfação do cliente com o produto certo, na quantidade certa, no lugar certo ao menor custo possível.

Como Citar
MALAGOLLI, G.; ASCANIO, E. A IMPORTÂNCIA DA ARMAZENAGEM PARA A LOGÍSTICA AGROINDUSTRIAL. Revista Interface Tecnológica, v. 4, n. 1, p. 73-83, 11.
Seção
Tecnologia em Produção Industrial