AGENTES E ESTRATÉGIAS DE CRESCIMENTO NO MERCADO DE PRODUTOS ORGÂNICOS

  • Wellington Júnior Cheles Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (FATEC) - SP - Brasil
  • Martin Mundo Neto Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (FATEC) - SP - Brasil
  • Eliane Aguiar Sarro Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (FATEC) - SP - Brasil
  • Beatriz Zandelli Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (FATEC) - SP - Brasil
  • Guilherme Augusto Malagolli Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (FATEC) - SP - Brasil
Palavras-chave: Agricultura orgânica, Certificação, Investimentos sustentáveis

Resumo

Um conjunto de fatores e a ação de representantes de diferentes segmentos da sociedade estariam contribuindo para o crescimento do mercado de produtos orgânicos. Neste trabalho o objetivo foi indicar como este mercado tem se transformado em função da ação de grandes grupos econômicos que passaram a investir neste nicho. Destacam-se também as políticas governamentais destinadas ao aumento do consumo seja atrelando os gastos do governo à aquisição de produtos orgânicos produzidos pela agricultura familiar, mas também fornecendo apoio aos produtores orgânicos que procuram exportar parte de sua produção. A expansão do mercado de orgânicos é resultado do crescente interesse pela produção e consumo saudável de alimentos, mas também do interesse de investimento de representantes do sistema de produção de insumos agrícolas e de alimentos convencionais, aliados a investidores institucionais que exploram os orgânicos cada vez mais na lógica do capitalismo governada pela lucratividade e menos pela consciência da produção sustentável de alimentos.

Como Citar
CHELES, W.; NETO, M.; SARRO, E.; ZANDELLI, B.; MALAGOLLI, G. AGENTES E ESTRATÉGIAS DE CRESCIMENTO NO MERCADO DE PRODUTOS ORGÂNICOS. Revista Interface Tecnológica, v. 12, n. 1, p. 106-115, 11.
Seção
Tecnologia em Agronegócio