Sobre a Revista

A Revista Interface Tecnológica da Fatec Taquaritinga foi criada em 2004, com periodicidade anual, a princípio publicada na forma impressa, tendo seu primeiro volume online em 2015. A partir de 2017 a periodicidade passou a ser semestral.  O periódico tem o objetivo de promover a geração e a disseminação do conhecimento, como um veículo de publicação de artigos originais – científicos e de divulgação. 

É igualmente de interesse publicações que representem uma contribuição efetiva e que sejam obrigatoriamente inéditas, não sendo permitida a divulgação do mesmo conteúdo em outros periódicos. Os artigos podem ser escritos nos idiomas português e inglês e são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), que deve(em) observar os direitos autorais e os princípios éticos. Os direitos de publicação são reservados à Revista Interface Tecnológica.

Os períodos de submissão dos artigos para o próximo volume serão divulgados no cronograma de submissão, presente no manual do autor, sempre que um novo volume for publicado. Os artigos devem pautar-se nas diretrizes para os autores, no manual do autor, no modelo/template e nas seguintes normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT):

  • NBR 6028:2003 – Resumos
  • NBR 10520:2002 – Citações
  • NBR 6023:2018 – Referências
  • NBR 14724:2011 – Trabalhos Acadêmicos
  • NBR 6024:2012 – Numeração Progressiva

Com o intuito de corroborar com os autores, além do manual do autor, há um modelo de artigo/template devidamente configurado, disponível para download no site da Revista Interface Tecnológica.

ISSN (on-line) 2447-0864

ISSN (impressa) 1807-3980

 

Profa. Dra. Elaine T. Assirati

 

Foco e Escopo

A revista Interface Tecnológica é uma publicação científica multidisciplinar focada em promover o desenvolvimento social, científico e tecnológico através da publicação de manuscritos nas diferentes áreas. Trata-se de um periódico semestral, que publica artigos científicos e de revisão nas áreas do conhecimento especificadas nas políticas de seção.

Políticas de Seção

O artigo deve possuir aderência em uma das áreas a seguir, com o intento de fomentar a divulgação do conhecimento prático e científico, bem como dos problemas das áreas e subáreas afins:

  • Tecnologia em Informática
Indexada Avaliação pelos pares
  • Tecnologia em Gestão Empresarial
Indexada Avaliação pelos pares
  • Tecnologia em Agronegócio
Indexada Avaliação pelos pares
  • Tecnologia em Comunicação
Indexada Avaliação pelos pares
  • Tecnologia em Produção Industrial
Indexada Avaliação pelos pares
  • Pós-Graduação em Gestão da Produção Industrial
Indexada Avaliação pelos pares

Os trabalhos enviados à revista Interface Tecnológica podem ser artigos científicos e de revisão. Não será permitido o encaminhamento do mesmo artigo a outros periódicos científicos.

Processo de avaliação pelos pares

De início será feita uma análise dos artigos antes de submetê-los ao Conselho Editorial. Nessa análise, serão considerados aspectos como: escopo do artigo, formatação, apresentação do artigo segundo as normas da revista, adequação das citações à referência bibliográfica, qualidade das tabelas e figuras, preenchimento correto de todos os dados solicitados, incluindo ORCID iD de todos os autore. Os artigos que não atendem a todos os requisitos solicitados são rejeitados, e os respectivos autores são orientados a refazer a submissão com os respectivos ajustes..

Em seguida o Conselho Editorial analisará aspectos como: coerência metodológica, significância dos resultados obtidos, consistência na conclusão entre outros aspectos qualitativos e quantitativos do artigo.

Tendo sido aprovado nas etapas anteriores, o artigo será enviado para, no mínimo,  dois pareceristas, por meio do processo de avaliação pelos pares, em sistema de avaliação duplo-cego (double blind review), sendo que esses não comporão o conselho editorial da respectiva edição da revista, podendo, inclusive, ser docentes de outras instituições de ensino, ou seja, avaliadores externos (especialmente quando se tratar de artigos oriundos de docentes internos).

Periodicidade

A revista Interface Tecnológica é um periódico semestral.

Política de Acesso Livre

Essa revista oferece acesso totalmente livre e imediato ao seu conteúdo. Os artigos publicados seguem o licenciamento Creative Commons (CC BY 4.0), que permite o remixe, adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao(s) autor(es) nos créditos.

Portal de periódicos

O portal utiliza o Open Journal Systems (OJS), sistema de código livre gratuito para a administração e a publicação de revistas desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença General Public License (GNU).

Arquivamento

Essa revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e as permite criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração.